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INSS prevê melhoria em sistema para agilizar concessão de pensão por morte.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desenvolve uma melhoria no sistema que permitirá que a pensão por morte seja concedida de forma automática, o que pode significar a concessão imediata caso a documentação apresentada esteja correta. A informação foi publicada pelo jornal Extra e confirmada pelo instituto em mensagem ao UOL.   De acordo com o INSS, a previsão é que a melhoria esteja em funcionamento no último trimestre de 2021. Com a implementação, o instituto espera diminuir o tempo e a fila de espera para a aprovação dos pedidos.     Em nota, o INSS explica que aplica a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) nos requerimentos de pensão por morte, o que permite identificar em quais pedidos já foram anexadas as certidões civis (casamento, nascimento e óbito).   "Quando o sistema não identifica essa documentação já anexada ao pedido de pensão, ele emite exigências de maneira automatizada, isto é, solicita ao usuário que envie a documentação. Uma das etapas do projeto é permitir que essa notificação de exigência aconteça automaticamente, no ato do requerimento, o que pode agilizar a concessão", diz a nota.   Ainda segundo o INSS, já está em andamento uma outra etapa do projeto, que prevê a revisão e melhoria dos textos dos pedidos de exigência.   Na nota, o instituto ainda diz que os pedidos dos segurados devem ser feitos pelos canais remotos. "Para anexar novos documentos, o cidadão pode usar o Meu INSS ou agendar um horário para levar a documentação presencialmente em uma agência do INSS. Para fazer este agendamento, a pessoa pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS", diz a nota.
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