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INSS amplia em 10% o número de funcionários para analisar pedidos de aposentadorias

Na tentativa de agilizar o andamento de mais de 1,2 milhão de processos encalhados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou de 30% para 40% o total de servidores responsáveis pelas análises de pedidos de benefícios, sobretudo, de aposentadorias.   O reforço foi possível graças à contratação dos aposentados e militares inativos, no ano passado, e após a realização de oficinas com os gestores das cinco Superintendências Regionais, em dezembro de 2020.   Segundo o INSS, o reforço passa pela transferência de servidores de áreas meio e de atendimento, que estão sendo substituídos pelos aposentados temporários nas suas atuais funções. Isso, acrescenta o órgão, diminuirá “sensivelmente o tempo de concessão, o que acarretará na diminuição de pagamento de correção, uma vez que os benefícios serão concedidos com maior celeridade, dentro do prazo previsto”.   O INSS informa, também, está ampliando o número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefício, por meio da implementação de programas de gestão por teletrabalho. Esses funcionários trabalham com meta mensal maior do que os demais, portanto, apresentam maior produtividade na análise de requerimentos, o que acarretará em notória queda do estoque de pedidos.   O INSS garante que promoverá, em todo o país, qualificação dos requerimentos para reduzir o número de pedidos em exigência, desburocratização e simplificação de processos para acelerar a análise, e implementará automaticamente a concessão de benefícios judiciais. A população agradece.
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